O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar revela que com a umidade do solo restabelecida nesta última quinzena de janeiro, a cultura da soja apresenta bom desenvolvimento vegetativo. As condições climáticas da semana favoreceram a entrada de máquinas nas lavouras, e os tratos culturais estão sendo feitos, principalmente com fungicidas. Plantações de variedades precoces estão em floração e início de formação de vagens.
Nas áreas colhidas de milho silagem destinadas ao plantio da soja, fora do zoneamento agroclimático, já se iniciou o plantio, prática que foi intensificada nos últimos dias, segundo o Informativo. Em alguns casos foram constatadas ocorrências de lagartas, diabrótica, trips e ácaros, porém, abaixo dos níveis que implicam controle.
"De maneira geral, no estado, não temos relatos de grandes ataques de lagartas. Nas várias unidades de referência técnica acompanhadas pela Emater/RS-Ascar não foram utilizados inseticidas, pois os níveis não justificam a prática", afirma o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.
Em várias lavouras sentinelas espalhadas pelas regiões produtoras, não foi detectada a presença de ferrugem no material coletado para análise no laboratório da Unicruz. Os preços vêm sendo praticados na média de R$ 67,53/sc.
Postado por Lucas Mumbach