A 7ª ExpoAgro Cotricampo, que abriu o calendário gaúcho das grandes feiras e exposições deste ano, movimentou R$ 318 milhões. de 23 a 25 de fevereiro, em Campo Novo. A mostra recebeu 32,4 mil visitantes, ante os 27 mil visitantes de 2022, quando faturou R$ 169 milhões. “Batemos os números da edição passada e, inclusive, ultrapassamos o que tínhamos de expectativa. Encerramos mais uma edição tendo a certeza de que crescemos e nos consolidamos no topo do ranking das melhores feiras de negócios do Rio Grande do Sul”, comemorou o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi.
O evento contou com 224 expositores entre máquinas e implementos agrícolas, insumos e fertilizantes, institutos de pesquisa e assistência técnica, agricultura familiar, empresas de tecnologias e universidades. Os visitantes puderam conferir também atrações na Arena Jovem, dias de campo e dinâmicas de máquinas.
Um dos destaques desta edição foi a participação do gado de leite, que contou com a estreia da raça Holandesa. O julgamento dos animais e o concurso leiteiro, ambos válidos para o circuito Exceleite, foram organizados pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).
Os 73 animais em pista foram julgados por Altair Valotto, que elegeu Baronesa Ali 2269, do expositor Marcirio Flores Alves, da Fazenda Santo Izidro, de Alegrete (RS), como a grande campeã da exposição. A matriz também obteve a conquista na última edição da Expointer.
O concurso leiteiro da raça contou com a participação de 21 exemplares. Na categoria Vaca Adulta, a vencedora foi Granja Cichelero 533 Avenger, da Granja Cichelero, de Carlos Barbosa (RS), com 72,76 quilos. Já na categoria Vaca Jovem, foi Bickel 588 Kika Modesty Humblenkind, da Cabanha Santa Clara, de Humaitá (RS), com 58,61 quilos.