(55) 3538-1799

NO AR

Modo Avião da Sucesso

fmsucesso.net.br

Agricultura

Acordo entre Brasil e Chile desburocratiza exportações de proteína animal

Autorização para embarques poderá ocorrer nos países de origem, mas deve obedecer equivalência sanitária.

Publicada em 19/05/2023 às 07:52h

por Correio do Povo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Lucas Scherer / Embrapa)

O Brasil e o Chile assinaram um Acordo de Livre-Comércio que facilitará a habilitação de estabelecimentos exportadores de proteína animal de ambos os países. A mudança ocorrerá por meio de um sistema chamado "pre-listing", que habilita as empresas exportadoras a proceder com os embarques mediante autorização do próprio país, mas desde que esteja em conformidade com as regras do país importador. Conforme o Ministério da Agricultura (Mapa), o Brasil é o primeiro país latino-americano a ter um mecanismo de habilitação delegada com o Chile.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aplaudiu o acordo de cooperação. “O novo modelo torna mais simples e rápida a habilitação de plantas frigoríficas para o mercado chileno”, destacou a entidade. Em nota, a ABPA ainda lembra que, por esse novo modelo, também se torna desnecessária a realização de missões sanitárias aos estabelecimentos, já que chancela se dará pelas autoridades brasileiras.

O acordo foi construído pelo Mapa, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Embaixada do Brasil em Santiago, juntamente com as autoridades chilenas e inclui as carnes de aves e de suínos, além de ovinos e bovinos.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!