Produtores de milho do Rio Grande do Sul que estão enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem utilizar o bônus de desconto calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF). Os produtores gaúchos também podem acessar o bônus para negócios com girassol, mel, trigo e uva.
O programa beneficia os cultivos cujos preços recebidos pelo produtor ficaram abaixo da garantia. O percentual do bônus de desconto, referente ao PGPAF, é concedido no pagamento de parcelas ou na liquidação das operações de crédito rural do Pronaf.
Os valores podem ser objeto de pagamento ou de amortização, pelos mutuários, no período de 10 de março 9 de abril. A concessão do desconto será realizada pelo banco que realizou as operações de crédito e/ou de investimento de forma automática.
A lista dos cultivos e dos estados beneficiados em março, com base nos preços de fevereiro, foi publicada na portaria SAF - MDA/MDA Nº 121, publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, dia 8.