O Programa Agrosolidário da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem o compromisso de apoiar diversas instituições sociais. A Aprosoja MT distribui mensalmente bebidas de soja na Associação Coxipoense de Deficientes e Idosos (ACD), em Cuiabá, beneficiando a saúde e qualidade de vida de mais de 250 pessoas, entre crianças e idosos.
Depoimentos dos beneficiados
Teresinha de Jesus Santiago Silva Sena, presidente do conselho fiscal da ACD e agente de saúde com 20 anos de experiência, é uma das defensoras mais ativas da bebida de soja. Ela considera a descoberta da bebida “maravilhosa” e a chama de “pozinho do amor”, sempre reforçando que “onde tem amor, tem cura”. “Recomendei a todos que procurassem a Associação. Essa bebida é uma oportunidade incrível para muitos”, diz, emocionada.
A dona de casa e moradora do bairro, Lauides Sebastiana Macedo Rodrigues, também aprova o consumo da bebida. “A Aprosoja MT doa o suplemento para as classes mais necessitadas. Não só salvou a minha vida, mas também a dos meus netos que têm baixo peso. Sou muito grata por isso”, afirma. Sua gratidão reflete o impacto positivo da bebida em sua vida e na saúde de sua família.
Benedita Corsina da Costa, de 80 anos, compartilha os benefícios da bebida para sua saúde. “Tomo a bebida de soja há muitos anos e graças a Deus estou bem. Ela tem me ajudado muito, e fico feliz por ter essa opção”, diz, destacando a melhoria de sua saúde ao longo do tempo.
O aposentado, Valdemar José de Oliveira, também reconhece o impacto do produto. “Receber a bebida me deixa feliz, porque tem me ajudado a manter o peso e me dá energia. Antes não tínhamos essa opção, agora temos algo saudável que traz vários benefícios”, afirma.
Pedro Juventino Isidoro, de 66 anos, destaca a melhora em seu bem-estar. “Desde que comecei a recebê-la, me sinto mais disposto e capaz de realizar minhas atividades. Estou muito satisfeito com essa ajuda”, revela.
Muito além da bebida de soja
Os idosos aprenderam a incorporar a bebida de soja em suas receitas, tornando-a parte fundamental de sua rotina alimentar. “Esperamos ansiosos a chegada da bebida, pois sabemos que ela faz uma grande diferença em nossas vidas”, acrescenta Teresinha.
Atualmente, a ACD recebe cerca de 800 bebidas de soja semestralmente e mantém contato constante com os representantes da Aprosoja MT para garantir que as necessidades dos atendidos sejam sempre atendidas. “O Agrosolidário faz parte de nossas vidas e mantém a associação de pé, impactando desde idosos até crianças, especialmente nos meses mais críticos. Sem esse apoio, não poderíamos ajudar tantas pessoas como temos feito”, conclui Teresinha.