A obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para produtores rurais começará de forma escalonada: a partir de 2025, será exigida para aqueles com receita bruta superior a R$ 360 mil em 2023 e 2024, enquanto os demais produtores terão até janeiro de 2026 para se adequarem à nova regra.
Essa mudança busca trazer mais transparência, segurança e controle às operações no setor. Além de documentar as transações, ela também serve para o recolhimento de eventuais taxas. Para emitir a NF-e, o produtor utilizará seu CPF e a inscrição estadual.
Em Crissiumal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a EMATER, em parceria, já haviam treinado duas turmas em 2024, uma, dos proprietários de agroindústrias e outra da Comissão de Jovens. Nesta semana passaram pelo treinamento 30 produtores rurais, que aprenderam na prática com o professor Roberto da EMATER o passo a passo para a correta emissão da NFe.
No dia 06 de fevereiro nova turma receberá o treinamento, sendo que há vagas e as inscrições podem ser realizadas junto ao STR.
O presidente do STR Marcos Zimmermann relatou ao Guia Crissiumal estar muito satisfeito pela entidade poder colaborar com os agricultores e também agradeceu a empresa crissiumalense Virtual Telecom que instalou um novo roteador na sala de reuniões do STR possibilitando aos 30 alunos a editarem suas NFes de forma simultânea.