Em Boa Vista do Buricá, município com 6,7 mil habitantes no noroeste gaúcho, pelo menos 200 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada desta segunda-feira (30).
Em três horas, o acumulado de chuva chegou a 150mm, segundo a prefeitura. Na região, a média esperada para todo o mês de outubro é de, no máximo, 250mm, segundo o Climatempo.
Com o alto volume de chuva, o município registrou problemas em cinco bairros: Cohan, Zwirtes, Palmeiras, Ivagaci e Keffer, onde a tubulação de drenagem pluvial não conseguiu escoar toda a água. Até 50 casas foram alagadas e moradores precisaram retirar seus pertences. De acordo com a prefeitura, não há registro de desalojados.
Travessia de balsa é suspensa em Porto MauáTravessia de balsa é suspensa em Porto Mauá
Prejuízos no interior
Na área rural do município, houve prejuízos em todas as estradas. Algumas estão com acesso bloqueado. A prefeitura informou que há pelo menos 10 pontes afetadas.
Um exemplo é a ponte que liga Boa Vista do Buricá a Nova Candelária, que ficou completamente inundada e está interditada. Já a ponte que liga o município a São José do Inhacorá foi levada pela força da água.
A prefeitura, através da secretaria de obras e Defesa Civil, presta auxílio às famílias afetadas e trabalha com auxílio de máquinas para liberar as estradas do interior.