Já há casos de segurados do INSS que perderam o benefício a partir de uma investigação nas redes sociais da pessoa. Há pouco tempo, uma mulher teve o auxílio por depressão cortado após colocar fotos "felizes" no Facebook.
Está programado um pente fino em quem recebe auxílio-doença e aposentadoria por invalidez há mais de dois anos. Medida Provisória instituiu o Bônus Especial de Desempenho Institucional por Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade.
A ideia é revisar três milhoes de aposentadorias, que geram gastos de R$ 3,5 bilhões por mês. Os médicos receberão um bônus por perícia extra.
Consultar as redes sociais do segurado já entrou para o procedimento. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger listou para o Acerto de Conta$ dez casos em que as fotos sinalizam "incompatibilidades" com a justificativa para o benefício do INSS e podem indicar irregularidades:
1 - Depressão X Festas e animação
2 - Depressão profunda X Está viajando em férias
3 - Problemas ortopédicos x Jogo de futebol
4 - Doenças cardíacas x Corridas
5 - Está em benefício x Informa trabalhos informais
6 - Doença mental x Está dirigindo
7 - Problemas no quadril x Está dirigindo
8 - Insanidade mental x Participa de atividades sociais/associativas
9 - Problemas para andar x Faz corrida
10 - Depressão profunda x Fotos muito "felizes"
- Em todos os casos, não se trata de automaticamente considerar que a pessoa está apta a trabalhar. Mas são casos que vão chamar a atenção do médico. - pondera a presidente do IBDP.
Jane Berwanger acrescenta que o médico pode olhar informações que estão abertas para o público. E, caso seja chamado no INSS, o segurado tem que comprovar que ainda precisa receber o auxílio.
Postado por Lucas Mumbach