Os governos do Brasil e do Paraguai restabeleceram nesta quarta-feira (16) o comércio em três pontos da fronteira terrestre com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O turismo entre os dois países permanece suspenso desde março para evitar a propagação do novo coronavírus.
O que está autorizado, a partir desta quarta, é a circulação de compradores em seis Centros Logísticos de Comércio Fronteiriço, que devem ser construídos em cada uma das cidades que fazem fronteira entre os dois países:
• Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR);
• Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS);
• Salto de Guaira e Mundo Novo (MS).
"O acordo tem como objetivo implementar uma modalidade de comércio que permita contribuir com a reactivação econômica das cidades da fronteira no contexto das restrições à mobilidade transnacional impostas pelo combate à Covid -19", disse em nota o Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.
Segundo o acordo feito entre os dois países, serão construídos centros de compras dentro da área de alfândega de cada um dos postos de fronteira. Os viajantes terão autorização de entrada nos dois países apenas para a compra e retirada das mercadorias, e não poderão ficar.
"Estes Centros Logísticos de Comércio Fronteiriço cumprirão estritamente com todos os protocolos sanitários estabelecidos em cada país", diz o acordo de entendimento bilateral que prevê a manutenção desta forma de negócio enquanto as fronteiras estiverem fechadas.