O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (03), que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia.
O debate acontece depois que países como Dinamarca, Espanha e Reino Unido tomaram a iniciativa. Com a mudança, medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento social, restrição de acesso a lugares, fechamento de espaços e uso de álcool em gel devem ocorrer de forma pontual.
Desde março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica que o mundo vive uma pandemia, quando uma doença afeta diversos países e continentes e afeta um grande número de pessoas. Já a endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.
"Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil", informou Bolsonaro por meio de uma rede social.
A discussão oficial com o corpo técnico da pasta deve ter início em quatro a cinco semanas e envolverá as secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal e seus conselhos de saúde. A alteração conta com apoio da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), segundo o governo.