Um adolescente de 17 anos caiu de uma cachoeira e foi salvo graças aos cães de estimação, na tarde de domingo (06), em Guatambu, no Oeste de Santa Catarina. O socorro foi acionado por volta das 19 horas, para atender a ocorrência na comunidade de Porto Chalana, no interior do município. Os animais permaneceram ao lado da vítima até a chegada na ambulância.
De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no local um adolescente, morador das proximidades, havia caído em uma cachoeira de aproximadamente 10 metros de altura. Os familiares do jovem informaram que ele saiu de casa por volta das 13 horas e não havia retornado. Ao percorrer uma extensa área de mata, os pais e parentes começaram a chamar pelo rapaz, momento em que os dois cães da família latiram, indicando o local exato onde a vítima estava.
Após a localização, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados e com uma ambulância de suporte avançado foram ao encontro e iniciaram a operação de resgate. Ao chegar no local, os socorristas encontraram o adolescente consciente, porém com múltiplas fraturas como suspeita de trauma de quadril, braço direito e joelho esquerdo.
Após imobilizar, a vítima foi retirada do local e carregada por cerca de um quilômetro até onde estava a Ambulância. Segundo o médico da unidade de suporte avançado do Samu, doutor Luan Carlesso, entre os fatores primordiais para o sucesso do resgate estão a ajuda de pessoas da comunidade que auxiliaram a cortar o mato e os cães que permaneceram junto ao jovem em todo o momento na cachoeira até a porta da ambulância.
A equipe que trabalhou no resgate é formada pelo Sargento Malvessi do Corpo de Bombeiros, Fabiano e Cleiton que atuam como Bombeiros comunitários no 6 batalhão, Doutor Luan Carlesso, médico do Samu bem como a enfermeira Dara e o socorrista Rafael.
Fotos: Corpo de Bombeiros