(55) 3538-1799

NO AR

Sabadão da Sucesso

Com Marcelo Hols

Brasil

Quem foi Santo Antônio e qual a sua relação com os casamentos

Publicada em 13/06/2023 às 11:14h

por GZH


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Porthus Junior / Agência RBS)

O Dia de Santo Antônio, comemorado em todo o país nesta terça-feira (13), é uma das principais celebrações da igreja católica. A escolha da data tem relação com a morte de Antônio, que faleceu em 13 de junho de 1231.

Atualmente, a santidade católica é considerada é padroeira de 35 cidades brasileiras, locais onde tem uma grande legião de fiéis que o cultuam. Antônio também é conhecido como o santo casamenteiro e se tornou um dos principais homenageados e símbolos das festa junina.

A devoção a Santo Antônio transpõe os limites geográficos e o torna um dos santos mais populares, queridos e plurais da igreja católica.

Quem foi Santo Antônio

Fernando de Bulhões, filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira, nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195. O português, vindo de uma família nobre e rica, decidiu ingressar na vida religiosa ainda jovem, sob influência dos pais, que o levavam desde pequeno às celebrações ocorridas na catedral de Lisboa.

Aos 15 anos, Fernando ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde iniciou sua formação religiosa. Algum tempo depois, foi para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde recebeu formação filosófica e continuou os estudos religiosos. Em 1220, logo após entrar na Ordem de Santo Agostinho, conseguiu se tornar sacerdote.

Ainda em 1220, após se sensibilizar com a chegada dos corpos de cinco mártires franciscanos que haviam sido mortos no Marrocos numa missão de tentar evangelizar os mouros, Fernando resolveu se juntar à Ordem dos Franciscanos. Com sua chegada, ele recebe o hábito de São Francisco no convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio, em homenagem ao Santo Antão.

Antônio dedicou sua vida à pregação entre o povo e esteve em diversos lugares da Itália e do sul da França. Após uma crise de hidropisia — acúmulo de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo —, Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231.

 

Por que Antônio foi canonizado

Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX e se tornou santo em 30 de maio de 1232. A igreja católica o escolheu para ser uma das figuras cultuadas pela instituição devido à fama do português, que ficou conhecido por sua santidade e pelos relatos de milagres que teria operado.

Um dos relatos diz que, quando o frei Antônio pregava aos hereges em Rimini, na Itália, estes não quiseram escutar e deram-lhe as costas. Sem desanimar, ele foi até a beira do rio e continuou pregando. Pouco tempo depois, teria ocorrido um milagre, quando vários peixes teriam se aproximado e colocado a cabeça fora da água para escutá-lo. Vendo a situação, os hereges ficaram impressionados e se converteram.

Nas imagens que retratam Santo Antônio, ele geralmente aparece com um semblante jovial, vestindo trajes franciscanos, segurando um lírio e com o menino Jesus nos braços.

Relação do santo com os casamentos

No Brasil, Santo Antônio tem fama de santo casamenteiro. Ele ficou assim conhecido porque, segundo alguns relatos de fieis, uma jovem que estava desesperada para casar e não tinha dinheiro para pagar o dote — valor em dinheiro que as mulheres deveriam pagar à família do futuro marido para casar — teria se ajoelhado diante de uma imagem do santo e pedido que ele a ajudasse. Segundo a história, pouco depois, moedas de ouro teriam aparecido diante dela e ela teria conseguido, assim, realizar o seu sonho.

Em razão disso, até hoje muitos fiéis recorrem a Santo Antônio pedindo que ele os ajude a conseguir encontrar um parceiro ou a concretizar o matrimônio. Alguns fazem até simpatias, como colocar a imagem do santo na geladeira ou virar a estátua de cabeça para baixo até que o desejo seja cumprido.

Apesar de muitos serem adeptos das simpatias envolvendo o santo, a igreja católica é contra e recomenda que os fiéis apenas orem e tenham fé.

Onde o santo é cultuado

Santo Antônio é cultuado principalmente em Portugal, país onde o homem por trás da figura católica teria nascido, e no Brasil devido ao grande número de católicos. O culto ao santo também é muito forte na Itália, em Macau, na Índia, na Polônia e no Sri Lanka.

No Dia de Santo Antônio, os fiéis saem para fazer procissão e participam de missas e outros eventos religiosos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!