O abono salarial do PIS/Pasep de 2023 (ano-base 2021) começa a ser pago nesta quarta-feira (15). A Caixa Econômica Federal paga os nascidos em janeiro e fevereiro e o Banco do Brasil deposita o dinheiro para quem tem o número zero de final de inscrição no Pasep – veja abaixo o calendário abono salarial detalhado.
A estimativa é que cerca de 23,6 milhões de pessoas sejam beneficiadas até julho recebendo até um salário mínimo, reajustado em janeiro. A consulta para saber se vai receber e qual será o valor foi liberada em 5 de fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.
Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021). Por isso, empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não tem direito.
O pagamento do abono salarial para trabalhadores que foram informados na RAIS até 21 de junho de 2022 e no eSocial até 5 de dezembro de 2022 estará disponível no calendário de pagamento de 2023. Para aqueles que foram informados após essas datas, o pagamento estará disponível no calendário do exercício seguinte.
Além disso, para obter mais informações sobre o PIS, o trabalhador pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador. Nele é possível acessar informações sobre o abono salarial e o seguro-desemprego – que tem um novo valor em 2023 -, verificar o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas.
O aplicativo está disponível na Play Store para smartphones Android e na App Store para telefones da Apple. A Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, que pode ser acessada pelo número 158, também oferece informações sobre o PIS/Pasep.