Moradores do edifício residencial Bordeaux, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, na região central de Chapecó, precisaram deixar o local na noite desta quinta-feira (23). Por volta das 22h, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por moradores que presenciaram o deslizamento de terra na garagem do edifício. Durante o incidente, além do solo, muro e parte do telhado, um veículo que estava estacionado na garagem acabou sendo atingido pelo deslizamento e caiu em um terreno vizinho, onde está em andamento o processo de fundação para futura construção de um prédio.
Apesar do susto, ninguém se feriu e cerca de 12 famílias que moram no residencial Bordeaux foram amparadas pela construtora responsável pela obra onde houve o deslizamento. Todas as pessoas foram acomodadas em um hotel da cidade.
Conforme os Bombeiros, foi percebido que no local houve uma ruptura no sistema de escoramento em decorrência da grande quantidade de chuva registrada durante a noite desta quinta-feira. Ainda, conforme a corporação, a empresa responsável pela obra, assim que comunicada sobre o fato, encaminhou até o local uma equipe de engenheiros que adotou as medidas necessárias para manter a área mais segura.
Em conversa com o ClicRDC, o subtenente Tarcísio Beccari, do Corpo de Bombeiros de Chapecó, disse que, visualmente, a estrutura do residencial Bordeaux não apresentava nenhum tipo de dano e que a evacuação do local aconteceu para garantir a segurança dos moradores. Ele afirmou que nesta sexta-feira (24), um engenheiro fará a avaliação estrutural no edifício para emitir um laudo sobre a integridade do local.
A Defesa Civil municipal também foi acionada para avaliação da cena. O representante do órgão informou que na noite desta quinta-feira, em apenas 20 minutos choveu mais de 40 milímetros em Chapecó. A quantidade excessiva de chuva foi um fator que pode ter influenciado na ocorrência do deslizamento naquele local.