O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) concluiu, no mês de julho, a implementação de uma série de melhorias nos exames para habilitação de condutores. A partir de agora, o novo sistema de registro das provas práticas agiliza a transmissão dos dados, possibilitando baixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digitalmente em até 24h. O novo layout da prova téorica eletrônica melhora a navegação e facilita a leitura.
O chefe da Divisão de Eames, João Silveira, explica que o intuito é qualificar o sistema em termos de segurança, confiabilidade e agilidade.
– O uso da tecnologia tem ajudado nessas questões e esperamos que melhore também a experiência do candidato, de modo a refletir no resultado –, complementa.
Exame prático
O novo aplicativo é instalado em smartphone de uso exclusivo. O exame começa com a identificação do candidato através de biometria (identificação facial). Em seguida, o examinador registra a etapa da baliza no aplicativo, que controla o tempo a partir do início da prova. Para a etapa do percurso, o examinador aciona a câmera no aplicativo, enquanto o GPS monitora o trajeto percorrido e o examinador registra as etapas da prova. Ao final do exame, o examinador comunica o resultado ao candidato e os dados são transmitidos.
A coordenadora das provas práticas, Ladyjane Oliveira, informa que a partir de agora o candidato terá mais agilidade, e se aprovado poderá baixar sua CNH digital em até 24h.
– O sistema de filmagem é uma proteção para os examinadores em eventuais problemas durante o percurso. Ele também tem sido usado como ferramenta de autoavaliação dos profissionais –, acrescenta. As imagens são de uso interno do DetranRS para consultas em caso de recurso do candidato.
Exame teórico
As principais alterações no novo layout da prova teórica são os botões de navegação entre as questões, o destaque da alternativa escolhida, o relógio com tempo regressivo e a indicação de cores para sinalizar o término. Também foi acrescentada navegação direta para as questões na tela de revisão.
– As modificações foram feitas para melhorar a experiência e usabilidade na realização da prova teórica, que está com uma interface mais agradável esteticamente, com uso de botões de navegação entre as questões e tipografias que facilitam a leitura –, conta a coordenadora das provas teóricas, Paula Licht.