A Semana Nacional de Educação Financeira deste ano trata do tema Proteção Financeira, que fala sobre prevenção contra golpes e fraudes financeiras, e na região de abrangência da Sicredi Noroeste RS/MG resultou em mais de 20 atividades, realizadas nos municípios do Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
O tema deste ano é uma oportunidade para alertar sobre os cuidados que todos devemos ter com nossos dados em diversas situações do nosso cotidiano, já que 7,2 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros no último ano. As tentativas de golpes e fraudes mais comuns envolvem cartão de crédito, ligações falsas e pedido de dinheiro via WhatsApp.
As ações desenvolvidas pelos colaboradores da Sicredi Noroeste nos municípios de abrangência envolveram diversos públicos, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, apresentando situações de golpes e fraudes e mostrando algumas artimanhas dos criminosos, para que sejam observados e então, evitados.
Um dos fatores ressaltados é o fator emocional, pois quando um indivíduo está cansado, distraído ou estressado, é mais provável que ceda a uma conversa de um golpista. “Reconhecer essas emoções é um passo fundamental para garantir a proteção financeira. Isso está relacionado a metodologia do programa Cooperação na Ponta do Lápis do Sicredi, onde são compartilhadas dicas e orientações para melhorar o comportamento de consumo, a reorganização financeira, de como melhorar o orçamento e até como melhorar a renda. E então cuidar de uma vida financeira sustentável, que é o propósito da Cooperativa.