(55) 3538-1799

NO AR

Show da Sucesso

Com Maglia Maicá

Brasil

Como será o tempo em Janeiro

Publicada em 30/12/2024 às 08:28h

por MetSul Meteorologia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)

Janeiro é o mês mais quente do ano na maioria das áreas do Centro-Sul do Brasil pelas normais da climatologia histórica. 

O segundo mês do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) marca, assim, o auge da estação com muitos dias quentes e chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao quente e úmido. 

No Sul do Brasil, historicamente, o mês não costuma ser muito chuvoso na maioria das áreas. 

Crissiumal tem em janeiro máxima média de 30,9ºC, mas nos últimos anos os crissiumalenses experimentaram vários dias com mais de 40ºC em janeiro.

CHUVA EM JANEIRO 

Janeiro, como mês do auge do verão, tem a comum irregularidade da chuva com significativa variabilidade nos totais de chuva de uma área para outra. Em um mês, ponto de um município pode ter muita chuva e outros baixos volumes de precipitação. Os volumes são determinados demais por pancadas que são isoladas. É difícil haver uma tendência regional homogênea porque é comum que locais dentro de uma mesma microrregião em que os volumes ficam acima ou abaixo da média, tal a irregularidade na distribuição da chuva que ocorre no verão. 

Apesar de irregular e com grande variabilidade de volumes, os volumes de chuva no mês devem ser mais altos entre o Norte gaúcho e o Paraná enquanto no Oeste e no Sul gaúcho devem ser menores. 

TEMPERATURA EM JANEIRO 

Grande parte do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil deve ter temperatura perto e acima da média em janeiro. Os maiores desvios são previstos para os estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. No Sudeste e no Centro-Oeste, devido a um padrão de chuva mais frequente, na maior parte das áreas a temperatura deve ficar perto da média com alguns pontos registrando até valores abaixo da climatologia histórica. 

O Rio Grande do Sul não deve repetir a tendência observada em dezembro de muitos dias com marcas amenas e agradáveis com baixa frequência de calor. A tendência é de aumento no número de dias quentes, especialmente na segunda metade de janeiro. O Oeste e o Noroeste, em particular, devem ter maior ocorrência de calor intenso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2025 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!