A MetSul Meteorologia informa que a intensa e prolongada onda de calor que tem afetado o Rio Grande do Sul desde o dia 2, com temperaturas superiores a 40ºC em várias cidades, está chegando ao fim. No entanto, a mudança virá acompanhada de fortes chuvas e tempestades com ventos intensos devido à chegada de uma frente fria.
O pico do calor ocorre hoje, com temperaturas excepcionalmente altas em grande parte do estado. Mais da metade dos municípios gaúchos devem registrar máximas ao redor ou acima dos 40ºC, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana. No interior, algumas áreas podem atingir até 42ºC. Amanhã, a onda de calor terá seu último dia, mas antes da chegada da frente fria, várias cidades da Metade Norte ainda devem registrar temperaturas acima de 35ºC. Já na Metade Sul, a queda na temperatura será mais significativa.
A partir de quinta-feira, a frente fria trará um alívio no calor, com temperaturas máximas variando entre 25ºC e 27ºC em diversas cidades, embora o Noroeste ainda tenha calor moderado. Na sexta-feira, os termômetros voltam a um patamar mais próximo da média para esta época do ano, com máximas ao redor de 30ºC na maioria das regiões.
A MetSul alerta que antes da chegada da frente fria, a combinação de calor extremo e alta umidade favorece a formação de tempestades isoladas, algumas severas, com ventos que podem ultrapassar 100 km/h, queda de árvores, destelhamentos e falta de energia. Há ainda risco de correntes descendentes intensas (downburst) e elevado número de raios.
Na quarta-feira, a frente fria avança pelo estado, provocando chuva e temporais principalmente na Metade Sul pela manhã, enquanto a Metade Norte ainda terá calor intenso antes da instabilidade se espalhar ao longo do dia. Na quinta-feira, a frente segue atuando, trazendo precipitações para a maior parte do estado, com maior risco de chuva forte no Sul.
A MetSul reforça que frentes frias no verão não trazem frio intenso, mas apenas reduzem temporariamente o calor extremo.