Um grande número de agricultores se reuniu na manhã desta segunda-feira (17) em frente ao Banco do Brasil de São Martinho, em uma mobilização por auxílio em meio à estiagem e pela revogação de mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
Diversos crissiumalenses, associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estiveram presentes.
Outras cidades do norte e noroeste gaúcho também participam de mobilizações na manhã desta segunda-feira, entre elas Frederico Westphalen, Não-Me-Toque, São Miguel da Missões, São Luiz Gonzaga e Tuparendi.
Simultaneamente às manifestações, a pauta dos produtores também foi discutida em Porto Alegre, na sede da Fetag. O encontro entre a federação, parlamentares, entidades do agronegócio e representantes dos governos estadual e federal busca soluções para as reivindicações.
A mobilização teve o objetivo de pressionar por mudanças significativas no atual sistema do Proagro. O foco da mobilização foi buscar soluções para a exclusão progressiva dos agricultores dos financiamentos, além de pleitear securitização das dívidas, com condições facilitadas para o pagamento em até 12 anos, com 2 anos de carência.
Participaram da mobilização, agricultores (as), juventude rural, além de lideranças locais e regionais.