Entre os municípios com o decreto homologado pelo Governo do Estado está Entre-Ijuís, na Região Noroeste. O próximo passo é o reconhecimento do decreto pelo governo federal. Laudos apontam perdas de aproximadamente 50% na soja e até 30% no leite, com prejuízo estimado em R$ 150 milhões em Entre-Ijuís.
O Governo do Estado ainda homologou a situação de emergência dos municípios de Santa Rosa, São Valério do Sul, São José do Inhacorá, Tuparendi, Campina das Missões, Guarani das Missões, Bossoroca e Inhacorá.
A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul desde o final do ano passado já causou prejuízos a mais de um terço do estado. Das 497 cidades gaúchas, 173 possuem decreto de situação de emergência a nível municipal diante de perdas causadas pela falta de chuva.
Segundo a atualização mais recente da Defesa Civil Estadual, das 19h de ontem, dos decretos editados pelas prefeituras, 64 foram homologados no Estado e 41 na União. É a partir do decreto que os municípios podem acessar recursos, auxílios e benefícios.