Outubro deste ano deve ser um mês mais seco do que o registrado em 2015 e com volume de chuvas abaixo da média histórica no Estado. Essa é a previsão com que trabalha o Centro de Operações Integrado (COI) da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia.
Conforme o acompanhamento climático da concessionária, presente em 255 municípios do Estado, modelos oceânicos estão divididos na indicação da formação do fenômeno La Niña de baixa intensidade ou da manutenção da neutralidade. Essa condição indica que não há possibilidade de seca severa, mas haverá registro de menos chuvas do que o normal.
O estudo encomendado pelo COI revela que o Oceano Pacífico Tropical está mais frio do que o normal (0,4 ºC). Para que ocorra a incidência do fenômeno El Niño ou La Niña é necessária a incidência de no mínimo três trimestres de recorrência de anomalia positiva maior do que 0,5 ºC ou anomalia negativa menor do que -0,5 ºC, respectivamente. Ainda, para se caracterizar a La Niña os ventos oriundos do leste da linha do Equador (ventos alísios) precisam ser mais fortes. Entretanto, não houve essa configuração.
Até o momento, os mapas indicam previsão de chuva mais expressiva, com possibilidade de incidência de raios e vento, nos dias 12, 13, 14, 20, 23, 24, 30 e 31. Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível em caso de temporais. Por causa do volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Entretanto, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica que são eles:
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Postado por Lucas Mumbach