Inicia às 18h58min desta quarta-feira, 20 de março, a estação do outono, que neste ano no Rio Grande do Sul, a tendência para esse período transitório, que acaba às 12h54min de 21 de junho, é de episódios de frio mais espaçados.
De acordo com informações da Somar Meteorologia, serão ondas de frio mais pontuais, decorrentes de entradas de frentes frias. Quando elas saírem, a temperatura volta a subir. Embora haja previsão de frio mais intenso em meados de maio, a estação deve registrar temperaturas acima da média neste ano, conforme relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além das temperaturas mais amenas, o outono deve ser marcado pela chuva acima da média. No ano passado, sob influência do fenômeno La Niña, as precipitações foram escassas.
Neste ano, temos o El Niño. Com isso, prevemos mais chuva em todo o Rio Grande do Sul. Conforme o boletim do Inmet, a porção oeste de toda a região sul deve ser uma das mais afetadas. Isso ocorre em razão do aquecimento oceânico na costa argentina e do sudeste brasileiro, favorecendo condições de instabilidade atmosférica e, por conseguinte, mais precipitações.