Serra Gaúcha pode ter geada no fim de semana
O calorão vai dar uma breve trégua no Rio Grande do Sul. A chegada de uma massa de ar de origem polar traz tempo seco e temperaturas que são consideradas atípicas para esta época do ano. Segundo a MetSul Meteorologia, um sistema de alta pressão atmosférica cruza a região dos Andes e vai atuar, principalmente, sobre a Argentina e o Uruguai. Mas os gaúchos também vão sentir os reflexos com noites, madrugadas e manhãs com sensação de frio.
Entre esta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, o sistema começou a ingressar no estado pela região da Campanha onde o amanhecer de sexta vai registrou marcas abaixo dos 10 graus. O vento Sul também vai marcar presença. Durante a tarde, com sol e tempo seco, as temperaturas se elevam novamente. A partir do sábado, o ar frio se espalha pelas demais regiões gaúchas. “Na Serra se esperam mínimas inferiores a 5 graus. O normal para esta época são mínimas em torno dos 20 graus. Então, tudo que é inferior a 10 graus, é considerado abaixo do normal”, salienta a meteorologista Estael Sias. Nesta região, não está descartada formação de geada.
Na sexta e no sábado, o Litoral do Rio Grande do Sul terá vento entre 50 e 60 quilômetros por hora, o que deve trazer uma sensação térmica ainda mais baixa. Apesar do frio na madrugada e no amanhecer, as máximas durante as tardes começam a se aproximar dos 30 graus a partir do domingo. Em Santa Cruz, a mínima pode ficar abaixo dos 10 graus no começo da manhã do sábado, 22. Na segunda-feira, 24, algumas cidades gaúchas já vão ter marcas acima dos 30 graus.
O quadro de frio em conjunto com a zona de alta pressão e com a massa de ar polar vai garantir que o sol esteja presente ao longo do feriadão de Carnaval. A partir de terça-feira, o frio perde força e as temperaturas voltam a ficar acima dos 35 graus.