(55) 3538-1799

NO AR

Voz do Brasil

fmsucesso.net.br

Clima

Furacão Ian deixa rastro de destruição na Flórida e em Cuba

Tempestade de categoria 4 na escala Saffir-Simpson provoca inundações, destrói casas e deixa moradores ilhados. Blecaute afeta mais de 1 milhão de residências. Barco com migrantes naufraga e 23 estão desaparecidos

Publicada em 29/09/2022 às 07:54h

por Correio Braziliense


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Jose Romero/NOAA/AFP)

Ian tocou o solo da Flórida, na Ilha Cayo Costa, às 15h05 de ontem (16h05 em Brasília), com ventos de 240km/h. Um dos mais poderosos furacões registrados nos Estados Unidos — de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5) — elevou o nível da água em até 5m, provocou inundações que cobriram casas e carros, arrastou barcos e deixou moradores presos. Mais de 1 milhão de residências ficaram sem energia elétrica. "Estamos sob a água. Nossa casa foi inundada. Felizmente, a eletricidade acabou antes. Os cachorros estão sobre a pia e eu sobre o balcão", relatou uma moradora de Fort Myers, na costa oeste da Flórida, em um grupo de pedido de ajuda no Facebook. "Esta é, de longe, a pior tempestade que já vi", admitiu Kevin Anderson, prefeito da cidade.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), Ian "está atingindo a Península da Flórida com tempestades catastróficas, ventos e inundações". "Essa é uma tempestade da qual falaremos por muitos anos", garantiu o diretor do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), Ken Graham. Ron DeSantis, governador da Flórida, conversou com o presidente dos EUA, Joe Biden, e discutiu meios de agilizar a ajuda federal. "É uma grande tempestade", disse DeSantis. "Claramente, é um furacão muito poderoso, que terá consequências de longo alcance." À noite, Ian perdeu um pouco de força e se tornou furacão de categoria 3.

Durante a madrugada de ontem, horas antes da chegada de Ian, dez condados receberam ordens para remover 2,5 milhões de habitantes. As autoridades da Flórida mobilizaram mais de 42 mil eletricistas, 7 mil homens da Guarda Nacional e 179 aeronaves, além de carros anfíbios. 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2025 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!