Depois do ciclone e do frio intenso, que marcaram a semana passada, o Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias de calor. De acordo com a MetSul Meteorologia, a região Sul do Brasil terá temperaturas bastante acima do comum para o final do mês de junho. Uma massa de ar quente irá cobrir várias provincías do Centro e do Norte da Argentina, o Uruguai e ainda o Paraguai, além de estar presente no território gaúcho.
Conforme a MetSul, a maioria dos municípios gaúchos terá, ao menos até a quarta-feira da próxima semana, calor acima da média para a época. No período, o ar mais quente vai influenciar as condições do tempo enquanto o ar polar estará retido no Sul do continente.
Este ar mais quente virá acompanhado de umidade, o que tornará as tardes abafadas. Hoje, mais na Metade Norte. No fim de semana, na Metade Sul. E, no começo da semana, mais sobre os países do Prata e o Sul gaúcho.
Modelos numéricos projetam em algumas tardes máximas de 27ºC a 29ºC em parte do estado, como na Fronteira Oeste, Noroeste, Grande Porto Alegre e nos vales, quando as máximas médias históricas desta época do ano são ao redor de 19ºC e 20ºC. Porto Alegre terá até terça uma sequência de tardes com máximas ao redor ou acima de 25ºC com possibilidade em alguns dias de atingir até 26ºC a 27ºC. No domingo, a nebulosidade pode frustrar maior aquecimento, mas ainda assim o dia será abafado.
A MetSul alertou que no Noroeste, área em que a atmosfera estará mais seca, os termômetros poderão até registrar 30ºC.