Grande parte do RS poderá ter chuva e ventos intensos entre este domingo (3) à noite e as 10h de segunda-feira (4). O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em alerta amarelo de “perigo potencial” que abrange a maior parte do Estado. Apenas o Sul do Estado fica de fora do alerta. No entanto, o Inmet classifica o risco de transtornos como baixo. E a partir de terça-feira, as temperaturas entram em declínio, podendo fazer menos de 10 graus na segunda metade da semana.
Uma frente fria atinge o sul do Brasil impulsionada por ciclone extratropical posicionado próximo das Ilhas Malvinas, aponta a Climatempo. A empresa de meteorologia diz que é necessário ter atenção redobrada no litoral gaúcho, onde a ventania tende a ser mais intensa.
Ao longo da segunda-feira (3), a empresa de meteorologia prevê ainda muita nebulosidade e chuva nas regiões dos Vales, Metropolitana, Missões, Serra e Norte, com alerta para temporais nas duas últimas. No Sul há sol, assim como na faixa Oeste do Estado, esta com chance de ter algumas pancadas de chuva.
Na terça (5) e quarta-feira (6) o tempo firme volta à maior parte do Rio Grande do Sul. Mas as tempetaturas vão cair, segundo o Inmet. Na região dos Aparados da Serra pode fazer 9 graus, bem como 11 em Caxias do Sul, 15 em Porto Alegre e 12 em Bagé.
Na quinta-feira (7) há instabilidade novamente nas regiões das Missões, Noroeste e Norte, segundo boletim da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
A chuva esperada para esta semana é irregular e com volumes abaixo da média, com exceção das regiões Norte, Nordeste e extremo Sul, onde há previsão de volumes um pouco acima da média. Nestas regiões, a Sala de Situação alerta para possíveis transtornos em áreas ribeirinhas e alagamentos pontuais em ambientes urbanos.