A forte chuva que atinge a metade norte do Rio Grande do Sul, desde a noite desta segunda-feira (18), já causa transtornos.
Em Frederico Westphalen, 15 pessoas estão desabrigadas e cerca de 60 estão desalojadas, estima o vice-prefeito do município, João Vendruscolo. Em sua maioria, são moradores da área urbana do município. Os bairros Jardim Primavera (veja vídeo abaixo) e Aparecida são os mais atingidos. Até o início da madrugada desta terça-feira (19), não há registro de feridos.
Os moradores foram realocados para abrigos da cidade e residências de amigos e familiares. De acordo com a prefeitura, a chuva intensa por um período de pelo menos 30 minutos foi suficiente para a água invadir residências e empresas na cidade.
— Nunca se viu tanta chuva em meia hora. Foi demais. Foi um absurdo. Não conseguimos nem fazer levantamento ainda. Estamos cogitando até decretar situação de emergência — afirmou o prefeito José Panosso à reportagem, na noite desta segunda.
De acordo com a Climatempo, entre 19h e 20h, foram 41,6mm de chuva. À meia-noite, o acumulado já alcançava os 75,2mm. A média mensal para a cidade é de aproximadamente 140mm. As pancadas seguiram até por volta de meia-noite, segundo os bombeiros, que atenderam diversos chamados de alagamentos.
A Defesa Civil ainda não contabilizou os danos e deve continuar com as atividades durante esta madrugada.