Na entrevista de quinta-feira (14), com Fernando Rempel, Médico veterinário e Fiscal Estadual Agropecuário da Inspetoria Veterinária de Crissiumal, foi abordado o assunto da Raiva dos Herbívoros, que na semana passada (6), foi emitido um alerta pela Secretaria da Agricultura, pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A Raiva é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema nervoso e não tem cura, ou seja leva a morte. Essa doença pode ocorrer em diversos animais, inclusive no homem, em animais doméstico e selvagens. A raiva dos herbívoros é chamada assim quando ocorre em bovinos, equinos, ovinos ou caprinos, que são animais herbívoros.
A doença e transmitida pela saliva do animal, e tem como principal transmissor da raiva o morcego hematófago, que é aquele que se alimenta de sangue. Ele pode transmitir o vírus através da mordida. Também vale ressaltar que 90% dos morcegos, não são hematófagos e se alimentam de frutas e insetos.
Conforme Fernando, existe bastante doenças similares a raiva no caso a intoxicação, doença bacteriana e até virais que podem confundir com sintomas de raiva. Em Crissiumal já teve suspeita, justamente por esses sintomas serem parecidos, mas que no fim foram descartados.
Caso o animal apresentar mordeduras ou algum desses sintomas como: mudança de comportamento, fraqueza e paralisia dos membros, salivação abundante e dificuldade para engolir, dificuldade para levantar e morte entre quatro e seis dias após o início dos sintomas, procurar a inspetoria veterinária local. Na cidade de Crissiumal a inspetoria fica localizada na Avenida Santa Rosa, n° 544, telefone para contato (55) 3524-2320.