O Tupi FC estreou com derrota na Série A2 do Campeonato Gaúcho de Futebol, na tarde deste domingo (16). Sem poder jogar em Crissiumal, por não ter o alvará de segurança da Brigada Militar, o time rubro-negro teve que mandar o jogo diante do Veranópolis no Estádio 19 de Outubro, na cidade de Ijuí.
Em uma semana cheia de problemas, com um enorme prejuízo financeiro pela situação da estreia longe de Crissiumal, o Tupi viu cerca de 200 torcedores de Crissiumal e municípios da região, inclusive de Ijuí, irem ao estádio. Porém, um novo incidente agitou os bastidores antes do jogo. A Brigada Militar não compareceu para a partida, ameaçando a mesma de cancelamento e a derrota do Tupi (time mandante por wo).
Assim, com uma hora de atraso, a bola rolou, porém, sem a Brigada Militar, a arbitragem e o delegado da partida pediram para a torcida se retirar do estádio.
Com o jogo iniciado, o Veranópolis foi melhor na primeira etapa. Robinho foi personagem do Tupi defendendo milagrosamente um chute frontal do ala Jander, aos 32 minutos. A melhor chance do Tupi foi na bola parada, Douglas Netto chutou a falta e Prezzi salvou desvio de cabeça do ataque rubro-negro.
No início da segunda etapa Robinho voltou a brilhar em dupla defesa, logo aos 02 minutos. Aos 14 minutos Wagnão chutou cruzado e quase abriu o marcador para o Tupi. No seu melhor momento na partida, aos 18 minutos, Wagnão foi expulso depois de receber o segundo cartão amarelo, deixando o Tupi com um homem a menos. Quatro minutos mais tarde, o que já era ruim piorou. Velasque deu entrada forte de carrinho em um adversário e foi diretamente expulso, deixando o Tupi em 9 homens em campo. Aos 27 minutos, em um escanteio, Robinho fez nova grande defesa, mas no rebote Biel encheu o pé para marcar Veranópolis 1 a 0. Mesmo com dois homens a menos o Tupi ameaçou o VEC aos 28 minutos quando Panambi concluiu perto e aos 38 minutos quando Dênis não alcançou desvio de cabeça de Jeferson. O golpe final do VEC aconteceu aos 40 minutos, quando Fabrício Lusa chutou forte e a bola desviou antes de ir para a rede.
O Tupi volta a campo em Passo Fundo no próximo domingo.