O prefeito de Crissiumal Marco Aurélio Nedel decretou nesta semana situação de emergência em virtude do vendaval e do excesso de chuva, que atingiram o município na última semana.
Fortes chuvas foram registradas no município, com a precipitação pluviométrica ultrapassando os 440 milímetros em 04 dias, somando mais de 680 milímetros no mês de outubro, atingindo toda a Zona Rural e Urbana do município;
Também um forte vendaval castigou o município na noite do dia 16 de outubro, provocando destelhamentos em residências, destelhamento e destruição de galpões na área rural, quedas de árvores, quedas de postes e muitos danos à rede de transmissão de energia elétrica, entre outros transtornos.
Após a assinatura do prefeito Nedel, o decreto será encaminhado para homologação pelo Estado e, depois, para reconhecimento pela União.
A EMATER estima que somente na área agrícola os prejuízos em Crissiumal superam os 38 milhões de reais. Também estima-se prejuízos de mais de um milhão de reais para reforma e substituição de pontes e pontilhões.
Ainda segundo relatório da EMATER há 40% de perda em 3000 hectares de milho, 25% de perda em 600 hectares plantados de fumo, 40% de perda em 1800 hectares de milho silagem, 20% de redução na produção do leite, entre outras perdas.