O Redação no Ar de quarta-feira (09), conversou com o escultor do Cristo Protetor de Encantado, Markus Moura, para saber como está o andamento da obra e o que ainda falta para conclusão da escultura, que, antes mesmo de pronta, já figura como um dos maiores pontos turísticos do Estado.
Moura é cearense de Fortaleza e deve voltar ao Rio Grande do Sul em 20 dias para finalizar a escultura. Conforme o artista, só faltam o desenho e o contorno dos pés para a escultura ficar pronta. O Cristo Protetor também receberá a cobertura em vidro no seu peito, onde há uma abertura em formato de coração, local do qual os visitantes poderão apreciar a vista do alto do Morro das Antenas.
Na entrevista, o cearense de 41 anos disse que a sua base como escultor é uma faquinha e um pincel. Essas foram as principais ferramentas que ele utilizou para desenhar o monumento. Para esculpir o rosto, por exemplo, Moura manuseou uma colher.
A estátua de 37,5 metros de altura é a sua primeira grande obra, sozinho. Até então, Moura trabalhava em parceria com seu pai, que teve problemas de saúde antes do início dos trabalhos. Então, o filho teve que assumir a responsabilidade sozinho.
O Cristo Protetor de Encantado vai medir 43,5 metros de altura, contando o pedestal. Só a estátua em si terá 37,5 metros de altura. A envergadura dos braços é de 36 metros. O monumento está projetado para ser maior do Brasil, inclusive superando a altura do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Ele também será o maior do mundo em se tratando de estátua.