Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira dos enfermos e doentes, onde é venerada desde meados do século XIX. A devoção a ela surgiu na França em uma cidade chamada Lourdes, atualmente, um grande ponto de peregrinação. Em um momento de alta de uma doença - como a alta taxa de infecção da covid-19 com a variante ômicron - a santa padroeira dos enfermos ganha ainda mais relevância.
Em um momento de alta de uma doença - como a alta taxa de infecção da covid-19 com a variante ômicron - a santa padroeira dos enfermos ganha ainda mais relevância.
Mas como surgiu a devoção à santa? Qual é a origem do título de Nossa Senhora na cidade francesa?
Os vários títulos de Nossa Senhora Para quem é católico, entender o que é o conceito de "Nossa Senhora" é fácil. Mas, para seguidores de outras linhas religiosas, o mesmo não acontece. Portanto, vamos à explicação.
Todos os títulos que damos de 'Nossa Senhora' se referem a Maria, mãe de Jesus. O título é como se fosse um modo carinhoso de dizer. E cada título de Maria tem alguma referência a alguma devoção de algum lugar específico, ou alguma situação. Cada título tem uma razão de ser", diz Fábio Enrique de Souto, padre e professor da Universidade Católica de Brasília.
E não são poucos os títulos marianos. Alguns fazem referência a localidades, como é o caso de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, por exemplo. Outros, elencam características como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Graças.
O caso de Nossa Senhora de Lourdes é, justamente, o primeiro. Lourdes é o nome de uma cidade na França em que Maria, mãe de Jesus, se manifestou.
A história de Nossa Senhora de Lourdes tem como ponto de partida o ano de 1858, justamente em um dia 11 de fevereiro. Uma menina chamada Bernadette Soubirous, que futuramente, seria canonizada, ou seja, seria reconhecida na igreja Católica como santa, porque teria visto uma aparição de Nossa Senhora em uma gruta na cidade de Lourdes.
"Ela era de uma família muito pobre e, um dia, foi colher lenha e escutou alguém chamando e viu um movimento em um arbusto. E ela teve uma espécie de visão: uma mulher vestida de branco com uma faixa azul na cintura. Ela não era católica praticante. Tanto que ela pergunta à visualização quem era a senhora. Ela não responde, mas convida Bernardette a rezar, com ela, o terço. Bernardette estava com a irmã e uma amiga, mais novas do que ela", conta de Souto.
As visões se repetiram. Na nona aparição de Nossa Senhora, teria acontecido um milagre. "Foi feito um pedido para que fosse feito um buraco em uma gruta - que era de terra seca, árida - e brotou ali uma mina. Até hoje jorra água daquela mina e milagres são atribuídos a isso", explica o padre da Universidade Católica de Brasília.
A água teria propriedades milagrosas e de cura. Surgia, aí, a fama de padroeira dos enfermos de Nossa Senhora de Lourdes. "No dia 11 de fevereiro, se celebra o dia mundial dos enfermos. Pode ser inocência minha, mas pode ter uma devoção mais materna, de esperança, quando se devotam as enfermidades à Nossa Senhora de Lourdes", aponta o padre de Souto.
Devoção no Brasil Ao lado de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, cujas aparições nas cidades de Aparecida (no interior do Estado de São Paulo) e em Portugal transformaram as localidades em pontos turísticos religiosos, o mesmo se pode dizer de Nossa Senhora de Lourdes. E, como as demais aparições marianas, a santa é forte no Brasil.
"Percebo que há uma devoção até significativa. Dos títulos mais populares de Nossa Senhora, Lourdes está entre os mais populares. Claro que Nossa Senhora Aparecida, de Nazaré, se destacam, mas Lourdes está entre as mais devotadas. Sobretudo porque ela é tida como padroeira dos enfermos", cita o padre.
No Brasil, há basílicas dedicadas à santa no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, há uma cidade nomeada como Nossa Senhora de Lourdes no Estado de Sergipe, além de bairros em Juiz de Fora (Minas Gerais) e Santa Maria (Rio Grande do Sul).
Confira uma oração a Nossa Senhora de Lourdes:
"Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajude a conservar-nos sempre unidos em Deus.
Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso: (pedir a graça) Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amem!