Um possível meteoro foi avistado nos céus de diversos municípios do Rio Grande do Sul, por volta das 22h30min de ontem (06). Os avistamentos, provavelmente de um meteoro ou meteorito, começaram a ser divulgados nas redes sociais. Nos vídeos, é possível perceber o provável corpo celeste como um forte clarão. Em segundos a "bola de fogo" se fragmenta em partes menores e some no céu. Em Boa Vista do Buricá há relatos de moradores que também avistaram o fenômeno. Na página da Sucesso FM no Facebook, você pode conferir um vídeo da bola de fogo cruzando o céu.
A queda do possível meteoro assustou pessoas e causa boatos nas redes sociais. As informações que circulam em redes sociais dizendo que o meteoro caiu no município de Ijuí e atingiu uma central elétrica, NÃO PROCEDE, e É CONSIDERADA FAKE NEWS. Conforme a Metsul Meteorologia, na esmagadora maioria dos casos os meteoros se fragmentam ao entrar na atmosfera terrestre.
Os relatos revelam que foi avistada uma bola de fogo no céu em municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul e também na província de Missiones na Argentina e no Uruguai.
No começo da manhã desta sexta-feira (7), a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) informou, em nota, que "o objeto tratava-se de fato de um meteoro e teria ocorrido no oeste do Estado do Rio Grande do Sul". Segundo a entidade, as análises ainda são preliminares e podem ficar mais precisas se surgirem novas imagens e depoimentos – que podem ser enviados por meio do site da Bramon.
"Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 kg e 12 kg, e teria surgido a cerca de 57 km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 km/s (49,1 mil km/h) até atingir a altitude de 27 km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul", informou a Bramon.
Postado por Lucas Mumbach