Nascido em 10 de junho de 1945 em Ivagaci, Boa Vista do Buricá-RS, o padre Silvino Vicente Kunz residia em Linha Almeida, Boa Vista do Buricá. Filho de Afonso e Rosália Kunz, Silvino foi ordenado padre em 5 de dezembro de 1970, na paróquia de Boa Vista do Buricá. Formou-se professor em 2 de fevereiro de 1965 em Rio do Cedro (Jaraguá do Sul-SC).
O padre foi aluno, professor, reitor do convento de Taubaté, conselheiro provincial, superior provincial por seis anos e conselheiro geral desde 1991. Exerceu seu ministério em Taubaté-SP e Roma na Itália, onde residiu por 3 anos.
O padre dedicou vários anos da sua vida em missões, fora do Brasil, inclusive na África. Conta-se que ele contraiu a doença malária (doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium) em uma das suas missões no Camarões, o que foi o motivo de sua morte. Os primeiros sintomas da doença foram sentidos em Maputo, Moçambique e veio enfermo para o Brasil.
Apesar da doença fulminante, seus últimos dias foram edificantes e ele não perdeu o sorriso e nem a paz. As 13h10min do dia 13 de janeiro de 1995, o padre faleceu no Hospital PIO XII em São José dos Campos e foi sepultado no convento da congregação de Taubaté.
Silvino viveu 49 anos, destes, 30 como religioso e 25 como sacerdote. Dele pode-se dizer sem exagero algum, que sua vida foi plena e cheia de frutos e realizações.
ESCOLA DE SÃO PAULO LEVA O NOME DO PADRE
Hoje, uma escola de Taubaté-SP leva o nome do padre Boavistense; EMIEF Padre Silvino Vicente Kunz - Areão.
Situada na Avenida Santa Cruz, n.º 2399, CEP 12061-100, Bairro Areão, Taubaté/SP, com uma área de aproximadamente 20.000m2, muita área verde e espaço utilizável, teve seu início como anexo da EMEFEM “Professor José Ezequiel de Souza”, em 08 de Março de 1994 e funcionava com apenas 3 classes, sendo duas de 1ª série e uma de 2ª série do Ensino Fundamental.
No ano de 2000, a Unidade Escolar passou a ser denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Silvino Vicente Kunz.
Em 2001, a escola foi totalmente ampliada.
No ano de 2002, também iniciou-se o Projeto Escola Integral, proporcionando aos nossos alunos atividades extra-curriculares, como: arte, música, dança, esporte, leitura e estudos, além de uma farta alimentação, contando com quatro refeições diárias. Em virtude da escola funcionar em período integral, a denominação foi alterada para Escola Municipal Integral de Ensino Fundamental “Padre Silvino Vicente Kunz”.
Fonte: Livro, O Dehonista / Padre Zezinho e EMIEF Padre Silvino Vicente Kunz - Areão - Sucesso FM.