Quem nunca teve um Fusca, andou de carona ou simplesmente conhece alguém que tem. Com visual diferenciado que chama atenção por onde passa, o carro ganhou os corações dos brasileiros pela sua aerodinâmica e custo benefício, com vários apelidos e diferentes modelos de customização, desde do original ao Rat Look.
Em 1934, Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do modelo, porem somente no ano de 1950 o Fusca começou a ser fabricado em solo nacional pela Brasmotor.
A Volkswagen se estabeleceu no Brasil e assumiu a montagem do modelo no ano de 1953, levando 4 anos para construir suas instalações no município paulista de São Bernardo do Campo.
O primeiro Fusca foi produzido no Brasil no dia 3 de janeiro de 1959, mas o modelo só foi vendido efetivamente quatro dias depois, no dia 7 de janeiro. Se mantendo por 24 anos o carro mais vendido no país sendo superado apenas em 2011.
Mesmo em 2021, ainda se encontra Fusca rodando pelas cidades, com diferentes preços e estado de conservação. Novos colecionadores e adeptos surge cada dia.
Muitos já ouviram falar que a melhor acústica para ter um som é dentro de um Fusca, nunca atola e passa por onde outros carros não conseguem, que a lata e tão forte que se outro carro bater nem arranha e que um arame e alicate concerta. Mesmo assim no ano de 1986 a Volkswagen parou de fabricar, alegando que era um modelo muito antiquado, apesar de ser o segundo carro mais vendido daquela época, atrás apenas do Chevrolet Monza.
O Fusca retornou em 1993, popularmente chamado de Fusca Itamar, sua produção durou até 1996 quando foram fabricados os últimos 1.500 modelos.