(55) 3538-1799

NO AR

Modo Avião da Sucesso

fmsucesso.net.br

Curiosidade

O eclipse lunar mais longo do século acontece em novembro. Saiba como observar!

Publicada em 16/11/2021 às 08:52h

por Canal Tech


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Eclipse visto em Nova York, nos Estados Unidos  (Foto: Kena Betancur/AFP)

Você provavelmente já viu um eclipse lunar e talvez pense que são todos parecidos, mas o próximo eclipse da Lua pode te surpreender. É que o eclipse lunar parcial que acontecerá no dia 19 de novembro será o mais longo do século. Saiba também que a diferença não será de apenas alguns minutos a mais: enquanto uns duram alguns minutos ou até uma hora, este recordista terá quase três horas de duração (exatamente 03h28m23s), de acordo com a NASA. Ou seja, teremos um verdadeiro espetáculo celeste!

Eclipses lunares ocorrem quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do nosso satélite natural e gerando a sombra que encobre a Lua pouco a pouco, durante esse trânsito. Na madrugada do dia 19, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, então não será um eclipse total, ainda que seja quase isso.

Se considerarmos que o eclipse começa quando a sombra da Terra toca o disco lunar (no início do eclipse penumbral) e termina quando não há mais nenhuma sombra (no fim do eclipse penumbral), a duração total do eclipse lunar de novembro de 2021 será de incríveis 6 horas e 2 minutos. A má notícia é que nós, brasileiros, perderemos a segunda metade desse período, porque a Lua estará muito abaixo no horizonte. A boa notícia é que, ainda assim teremos mais de 2 horas para apreciar o fenômeno.

Outro fator a ser considerado é que, do Brasil, também não veremos os 97% da superfície lunar coberta pela sombra terrestre. Em São Paulo, por exemplo, o cronograma será o seguinte:

Duração: 2h13m54s

Início do eclipse penumbral: 03h02

Início do eclipse parcial: 04h18

Eclipse máximo: 05h13

A Lua se põe: 05h16

Ou seja, em São Paulo, o eclipse começa às 3h da madrugada de sexta-feira (19), acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, o evento terá 3h40m de duração, começando às 2h da madrugada e acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5h40. Quanto mais ao oeste do país você estiver, mais tempo terá de eclipse. Claro, a observação também dependerá das condições climáticas, e as coisas parecem complicar no lado leste do país, com algumas previsões de chuva em São Paulo e São Luiz do Maranhão, por exemplo, além de nuvens em Salvador da Bahia.

O disco iluminado da Lua recebe a luz do Sol e a reflete para a Terra. Durante um eclipse lunar, a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, de modo que o nosso planeta bloqueia essa luz, mas não totalmente. Uma fração de raios solares passará pela nossa atmosfera e alcançará a Lua. No processo, as ondas de luz são esticadas, por isso parecem vermelhas.

 

Aliás, a intensidade do vermelho em uma "Lua de sangue" vai depender da poluição, nuvens e detritos na atmosfera terrestre no momento em que os raios solares a atravessam. Se um eclipse total acontecer logo após uma erupção vulcânica, por exemplo, as partículas na atmosfera farão a Lua parecer mais escura do que o normal.

Contudo, nem só de poluição é feita a coloração do eclipse lunar. As partículas de oxigênio e nitrogênio na atmosfera da Terra são especialistas em espalhar a luz nos comprimentos de onda mais curtos, como azul ou violeta. Isso significa que comprimentos de onda mais longos, como vermelho, laranja ou amarelo, permanecem após a travessia e atingem a superfície lunar.

A Lua Cheia estará a noroeste, pertinho da constelação de Touro. Isso significa um cenário bonito, as Plêiades estarão praticamente ao lado, enquanto a estrela Aldebaran brilhará intensa mais acima. Betelgeuse e Rigel estarão no alto, porque ali estará riquíssima a região de Orion, com as Três Marias (cinturão de Orion) e, quem tem equipamentos astronômicos, poderá ver uma nebulosa incrível.

 

Também é época de chuva de meteoros, mas não conte tanto assim com a aparição de algum deles durante o eclipse. É que as Táuridas do Norte e do Sul já estarão no finalzinho de suas temporadas para 2021 no dia 19. Ainda assim, pode ser que você tenha sorte e veja alguma “estrela cadente” enquanto observa o eclipse. A Lua costuma ofuscar os meteoros, mas, durante um eclipse, até pode ser que um ou outro risco brilhante apareça no céu.

 

Toda essa configuração celeste proporcionará uma bela visão, e provavelmente haverá fotografias incríveis circulando pela internet nos dias seguintes. Infelizmente, teremos que contar com a ajuda do clima, que talvez boicote a festa em algumas regiões do país — ao menos de acordo com as previsões meteorológicas atuais.

 

De qualquer forma, haverá transmissões online ao vivo do eclipse lunar. Uma delas será realizada pelo The Virtual Telescope Project.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!