(55) 3538-1799

NO AR

Show da Sucesso

Com Maglia Maicá

Curiosidade

Fotógrafo registra bioluminescência no mar em Capão da Canoa; veja imagens e entenda o fenômeno

Segundo bióloga marinha, plânctons são responsáveis por 'brilho' nas águas do Litoral Norte do RS. Seres não são tóxicos e não oferecem riscos para os banhistas.

Publicada em 20/01/2022 às 07:59h

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Fenômeno da bioluminescência no mar em Capão da Canoa  (Foto: Sérgio Ordobás)

A noite de terça-feira (18), foi iluminada na praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Contudo, engana-se quem pensa que a luz era do luar ou de algum evento à beira-mar. O espetáculo foi proporcionado por pequenos seres vivos marinhos, num fenômeno conhecido como bioluminescência.

As imagens foram registradas pelo fotógrafo Sérgio Ordobás, que vive no município de 55 mil habitantes a 142 km de Porto Alegre. Foi a primeira vez que o profissional flagrou o fenômeno.

"Muito complicado, ambiente escuro e em movimento não é fácil, mas não poderia deixar de ver e fazer alguns 'registros'. Não são fotos como eu gostaria de ter feito, mas fica como registro deste fenômeno muito legal", diz.

A bióloga marinha Elisabeth Cabral, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que a bioluminescência é uma característica presente em diversos animais, com vaga-lumes e cogumelos. No caso específico, houve atividade de plânctons dinoflagelados.

"É um processo que emite uma luz através de uma reação química, que vai ter várias funções. Alguns organismos utilizam para comunicação, outros para evitar predadores, outros para atrair presas ou parceiros sexuais", detalha.

Conforme a professora, os plânctons estão presentes em toda a costa brasileira. As condições mais propícias para as florações bioluminescentes são águas mais quentes e calmas.

Os plânctons não são tóxicos e não oferecem riscos para os banhistas, explica Elisabeth Cabral. A poluição e as chuvas carregam mais nutrientes para a costa, aumentando a população desses seres vivos.

No dia, os seres podem ser vistos, mas sem a iluminação. A aparência dos dinoflagelados em ambientes claros é avermelhada.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2025 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!