Restam apenas 17 metros para completar a ligação da Ponte da Integração, nova ligação entre Brasil e o Paraguai pelo rio Paraná, através das cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. A obra financiada pela usina de Itaipu já está 90% concluída.
O assessor especial da Diretoria de Coordenação no lado paraguaio de Itaipu, Pánfilo Benítez, destacou que o vão central da ponte no lado brasileiro será fechado pelas aduelas que compõem a via.
O engenheiro Benítez explicou que a união completa da megaestrutura ocorrerá antes do mês de setembro e a conclusão total do projeto ocorrerá no último trimestre de 2022.
As aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e concreto) que dão forma à via da ponte. A colocação destas estruturas iniciou-se em outubro de 2021, iniciando-se assim o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro (unirá as duas extremidades).
Cada peça, pré-fabricada no campo de trabalho, pesa 95 toneladas e tem 11,90 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.
A Ponte de Integração terá 760 metros de extensão, com vão central de 470 metros de vão livre sobre o rio e mais de 60 metros de altura. Essa nova conexão entre Paraguai e Brasil, a segunda pelo rio Paraná, é financiada pela Itaipu por 84 milhões de dólares.
Foto: Divulgação - Itaipu Binacional Paraguai