Na semana passada, o Airbus Beluga, conhecido como baleia, trouxe ao Brasil o helicóptero ACH160, um dos mais luxuosos e modernos da atualidade. O primeiro exemplar do modelo a ser entregue no mundo foi vendido para um cliente brasileiro. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no site do jornal O Globo, a aeronave é do empresário Carlos Alberto Sicupira, uma das pessoas mais ricas do Brasil, na lista de bilionários da Forbes. Ele é um dos fundadores do 3G Capital, fundo de investimentos que controla marcas como AB InBev, Burger King, Heinz e Lojas Americanas, ao lado de Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles.
O helicóptero custa US$ 19,5 milhões (R$ 101 milhões) e é todo personalizado de acordo com o gosto de cada cliente, desde a quantidade de assentos até o tipo de tecido e a linha que será utilizada na costura do estofamento. O ACH160 de matrícula PS-AXM ainda está registrado em nome da Helibras, subsidiária da Airbus no Brasil, e deve ser repassado em breve ao seu novo dono.
ACH é a sigla para Airbus Corporate Helicopters, divisão de helicópteros de luxo da fabricante francesa de aeronaves. Luxo aéreo O ACH160 é um modelo derivado do H160 da própria Airbus.
A diferença entre eles é no nível de luxo e conforto que a primeira oferece em comparação com a versão de uso civil. Em seu interior, cabem até dez passageiros, além de dois pilotos na parte da frente. São três tipos de interior que o cliente pode escolher: Line, Line Lounge e Exclusive. Em todas, é possível personalizar o interior com os detalhes que o cliente quiser.
Segundo Alessandro Branco, diretor de programas e suporte da Helibras, subsidiária do grupo Airbus no Brasil, o modelo é um dos mais modernos da fabricante, com 68 patentes desenvolvidas apenas nele. "É de material composto, tem um novo motor, muito potente, e ainda tem um sistema de aviônicos da Helionix, feito especificamente [para pilotar] aeronaves de asas rotativas", diz o executivo.
Além do piloto automático, o ACH160 tem uma série de automações para garantir a segurança da operação. Uma delas é o sistema de estabilização automática.
Foto: Divulgação/Airbus