Você já deve ter ouvido falar que o arco-íris possui todas as cores, certo? Ou melhor, que a cor branca do Sol possui todas as cores e, ao se dividir, produz o arco-íris que, logo, também possui todas as cores.
Mas não é bem assim. Se formos pensar, tem algumas cores que não vemos no arco-íris, como cinza, preto e o marrom.
Como assim?
Voltando às aulas básicas de física fica bem fácil entender. A luz do Sol, de fato, é branca, e quando ela entra em contato com cristais de gelo presentes na atmosfera, ela se decompõe e se divide em várias outras cores, formando o arco-íris.
No entanto, essa divisão das cores se dá segundo o espectro visível da luz, que varia de acordo com o comprimento de onda eletromagnética e passa a percepção mais nítida de apenas sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil [azul escuro] e violeta.
"O que define a cor é o comprimento de onda. Quanto maior o comprimento, que vai variando, mais ela [cor] vai tendendo para o vermelho do espectro. Quando diminui vai para o azulado/violeta do espectro. Então no caso do arco-íris, há tem milhões de cores variando entre esses espectros", explica Emanuel Ricardo, professor de Física pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ou seja, a cor segue uma regra de comprimento de onda que define como as cores irão se dispor no arco-íris. Por isso a ordem exata começando pelo vermelho e terminando no violeta.
No arco-íris, o laranja e o verde também aparecem porque surgem como uma 'mistura' exatamente nos pontos de encontro entre as cores primárias, o vermelho, amarelo e azul.
É por isso que não há o marrom no arco-íris, pois essa cor existe da mistura entre o vermelho e o verde, que não estão próximas na ordem de cores do fenômeno óptico.
E o preto e o cinza?
No caso do preto e do cinza, a explicação é um pouco diferente. O preto é mais simples de explicar, pois é a ausência de todas as cores. Logo, se o arco-íris representa todas as cores, a ausência delas não pode estar lá.
Mas no caso do cinza, o ponto é que essa não é exatamente uma cor, mas sim uma percepção que o olho humano dá para uma mistura entre o branco e o preto.
"Quando um corpo está só absorvendo a luz e não reflete, então será percebido pelo ser humano como preta. O que é a branca? É a união de todas as cores. Mas o cinza é uma transição, então não é exatamente uma cor, é uma percepção", diz o professor Emanuel.
Portanto, assim como o marrom, o cinza também não aparece no espectro eletromagnético.