O evento que iniciou como uma brincadeira entre amigos no Litoral Norte gaúcho está prestes a se consolidar como o maior churrasco do mundo em número de assadores simultâneos, com o aval do Guinness World Records, na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá.
A sexta edição do Paleta Atlântida, marcada para o dia 28 deste mês, receberá uma adjudicadora oficial da publicação de recordes mundiais para a tentativa de registrar o feito, um antigo sonho do empresário Felipe Melnick, um dos idealizadores do evento.
O recorde atual é de 914 assadores simultâneos, registrado no Canadá em setembro de 2022. O objetivo do Paleta é ultrapassar 3 mil. Na última edição, em janeiro de 2022, o churrasco coletivo no litoral gaúcho reuniu cerca de 3,5 mil assadores amadores e profissionais, distribuídos em um quilômetro de churrasqueiras, mas sem a presença do Guinness. Se cumprir todas as regras estabelecidas pela publicação, dentro do tempo estipulado, o recorde será oficialmente batido.
Na edição de 2023, o evento terá uma estrutura distribuída em 2 quilômetros, com paradores, áreas de confraternização, lounge, área kids, segurança e atendimento com coordenação de Marcos Beylouni. Participação 50 celebridades nacionais e internacionais do churrasco, servindo mais de 15 toneladas da carne.
A programação também contará com shows, jogo das celebridades com o time do Tinga contra o time da KTO, competições de futevôlei e o maior torneio aberto de beach tennis já feito em areia, com 30 quadras. Falando em competição, serão duas de churrasco: haverá uma categoria profissional dentro do evento, com participantes de 30 países, e a tradicional competição de melhor paleta de ovelha, que dá nome ao evento.
“Em 2024, queremos reunir os campeões mundiais de todas as categorias e de todas federações, transformando o Paleta Atlântida na ‘Champions League’ do churrasco, com um troféu especial”, disse Luciano Leon, CEO do Paleta, que espera um público de 60 mil pessoas circulando pelo evento.