A propriedade de Baldo Pereira, de Campo Novo, recebeu o troféu Referência Leiteira na categoria Protagonismo Feminino. No total 150 produtores gaúchos concorreram ao prêmio, entregue nesta quinta-feira (31/08), durante a Expointer, em Esteio.
A propriedade está localizada na comunidade de Pasta Mecânica, vivem a matriarca Sirlei Baldo Pereira, com 69 anos, viúva há 21 anos, e as filhas Renita e Rejane. O filho, Renato, a nora e a neta moram nas proximidades.
Segundo os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Elise de Moura e Fabrício Veit, durante 13 anos a família Baldo Pereira desenvolveu a atividade com o sistema de ordenha à mão, chegando a ordenhar 14 vacas, dentre as quais algumas com produção de 18 litros ao dia. Conforme relato da dona Sirlei, naquele tempo o leite “valia” ao ponto de sustentar a casa e pagar as contas do posto de combustível.
Em 2001, quando já havia chegado a luz elétrica, dona Sirlei e as filhas conversaram com o senhor Pereira, marido de Sirlei. A família chegou ao consenso de adquirir uma ordenhadeira, que teve um custo equivalente a 130 sacas de soja, um valor considerado alto, para a família que, naquele momento passava por dificuldades financeiras, devido aos custos com o tratamento médico do senhor Pereira, que veio a falecer no início de 2002.
Em 2003, adquiriram o resfriador a granel. A mãe tinha experiência na atividade e convicção de que, para manter a família unida em torno da propriedade, a atividade leiteira seria fundamental, por ser uma renda mensal e que poderia contribuir para o equilíbrio das finanças da unidade familiar.
A atividade leiteira segue evoluindo no estabelecimento, tanto em qualidade quanto em produtividade e continua tendo grande importância para a família, na área financeira. Tendo uma trajetória de mais de três décadas e experiência na atividade, foi relativamente fácil se adequar às tecnologias necessárias, tanto que, no período em que esteve com a Nestlé, ganhou prêmio por qualidade do leite.
Conheça os vencedores do Prêmio Referência Leiteira:
Categoria Sistemas de Produção em Semiconfinamento e Confinamento
1º Lugar: Produtor Leo Arnoldo Ritter, propriedade Granja Ritter, cidade São Martinho
2º Lugar: Produtor Marcos Moretti Secco, propriedade Cabanha DS, cidade Vila Lângaro
3º Lugar: Produtor Adelmo Breunig e Outros, propriedade Breunig Agricultura e Pecuária, cidade Condor
Categoria Sistemas de Produção à Base de Pasto
1º Lugar: Produtor Gabriel Lorenzon, propriedade Estância das Pedras, cidade Água Santa
2º Lugar: Produtor Cristiano Luiz Breitenbach e Luís Pedro Breitenbach, propriedade Agropecuária Breitenbach, cidade Condor
3º Lugar: Produtor Daniel Roque Faciochi, propriedade Daniel Roque Faciochi, cidade Dois Lajeados
Categorias de Cases:
Sucessão Familiar
Produtor Gabrieli Muraro de Oliveira, propriedade Agropecuária Muraro, cidade Condor
Protagonismo Feminino
Produtor Sirlei Baldo Pereira, propriedade Baldo Pereira, cidade Campo Novo
Bem-Estar Animal
Produtor Alex Junior Miorando e Valdecir Antonio Miorando, propriedade Família Miorando, cidade Palmitinho
Inovação
Produtor Cleimar Grespan, propriedade Granja Grespan, cidade Carlos Barbosa
Sustentabilidade Ambiental
Produtor João Amantino, propriedade Fazenda São João, cidade Passo Fundo
Gestão da Atividade Leiteira
Produtor Ana Lice Silvestrin Martins, propriedade Tambo S. Martins, cidade Serafina Corrêa
O Prêmio Referência Leiteira é promovido pelo Sindilat/RS com o apoio da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A terceira edição do Prêmio está confirmada para 2024.