O presidente do Grupo Record Nacional, Luiz Cláudio Costa, recebeu na noite dessa quinta-feira o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, e a cônsul do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Buonomo, para um jantar na sede do canal no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro também contou a presença de diretores do grupo de comunicação no Estado e de políticos. Na ocasião, Costa explicou que o evento era um jantar de retribuição de encontros ocorridos com o embaixador anteriormente, em Brasília e em São Paulo.
“Eu acho que o Uruguai é um país que está muito próximo, as duas culturas acabam se juntando muito, os interesses econômicos muito próximos”, disse, ressaltando que a maior proximidade e integração entre as nações será benéfica para ambas.
Destacou ainda que o encontro no Rio Grande do Sul, Estado brasileiro fronteiriço ao Uruguai, é um lugar ideal para se discutir futuras parcerias. Além de elogiar a postura proativa do embaixador, Costa destacou o empenho do Governo do Estado em promover essa interação e em defender os interesses da população gaúcha.
Costa reiterou ainda o empenho do grupo Record em ajudar a viabilizar a aproximação entre os dois países. “O nosso trabalho é construir pontes”, definiu. Guillermo Valles, por sua vez, lembrou que a relação entre Brasil e Uruguai é muito antiga e os dois países partilham uma história em comum. “Uma mesma nação em dois países”, disse.
A Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos é um dos projetos apontados como prioritários por Galmés, que, destaca ele, representará um importante impulso nas trocas comerciais entre Brasil e Uruguai. A obra consiste na dragagem do Canal Sangradouro até a Lagoa Mirim, na fronteira entre os dois países, passando pelo Canal São Gonçalo, no município do Pelotas, até chegar a Rio Grande, sendo complementada pelo Porto de Taquari. Se concretizada, trará vantagens logísticas, por conta da maior proximidade e redução de custos ambientais no comércio entre os países, acrescenta o embaixador.