O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) criou uma nova modalidade de saques que podem ser realizados de forma anual, o saque-aniversário. Para os beneficiários que aderiram à modalidade e possuem conta na Caixa Econômica Federal, é possível antecipar até três anos do saque FGTS.
A antecipação é possível com a realização de empréstimos, junto à Caixa Econômica Federal, que recebem como garantia os valores de saque-aniversário dos anos seguintes.
Atenção, no entanto, ao aderir a modalidade do saque-aniversário, pois há consequências. Caso você habilite a opção, não terá mais direito de fazer a retirada do saldo total do FGTS ao ser demitido. Assim, receberá apenas a multa de 40% que é depositada pela empresa.
Os trabalhadores interessados deverão pedir valores de, no mínimo, R$ 2.000,00. Cada retirada, dentro deste valor solicitado, deve ser igual ou superior a R$ 300.
A Caixa Econômica Federal informou que a data da última retirada não poderá ultrapassar 999 dias contados a partir da contratação do crédito. A taxa de juros dessa operação é de 1,09% ao mês.
Para antecipar o saque do FGTS, o trabalhador deve atender aos requisitos:
• Ter uma conta na Caixa Econômica Federal;
• Idade mínima de 18 anos;
• Deve ter aderido à modalidade saque-aniversário;
• Possuir valores suficientes nas contas (ativas ou inativas);
• Possuir o nome limpo.
O primeiro passo é habilitar a opção no aplicativo da Caixa. Para isso, realize os seguintes passos:
1° Entre no Internet Banking da Caixa Econômica Federal com seu usuário e senha;
2° Clique na opção “Crédito” e, em seguida, escolha “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”;
3° Selecione a opção “simular” e confira os valores disponíveis, as taxas e condições do empréstimo;
4° Se estiver tudo de acordo, confirme as informações do cadastro;
5° Informe a senha do aplicativo e confirme a operação.
Agora, basta aguardar o desbloqueio dos valores e a quantia total será depositada na sua conta da Caixa no dia seguinte.