O Tupi FC ficou em situação dramática na Série A2 do Campeonato Gaúcho. Jogando em Frederico Westphalen na tarde deste domingo, o rubro-negro perdeu por 2 a 1 para o União Frederiquense. Com os 06 pontos perdidos no TJD RS e com a vitória do Veranópolis também na tarde deste domingo, em Passo Fundo, diante do Passo Fundo, o time de Crissiumal entrou na zona do rebaixamento, ficando com 08 pontos, contra 11 do VEC, seu adversário direto na briga contra o descenso.
O Tupi foi a campo com várias alterações, sem um homem de referência, com um time mais veloz e foi muito superior ao União no primeiro tempo. Aos 11 minutos Guilherme Panambi roubou a bola da defensiva adversária e em velocidade chutou de dentro da área, mas o goleiro Henrique fez grande defesa. Dez minutos mais tarde Ramiro arriscou de fora da área e a bola passou perto. Aos 27 minutos Abu fez grande jogada pela esquerda e chutou de fora da área, mas a bola subiu demais, saindo. Os únicos arremates do União na primeira etapa foram de longe.
Na segunda etapa o jogo mudou de figura, com o União muito superior, construindo a sua vitória. Aos 08 minutos Paulinho fez excelente jogada pela direita e chutou forte, mas Robinho salvou o Tupi. Dois minutos mais tarde Biteco chutou forte, Robinho rebateu e Paraguaio perdeu no rebote, chutando para fora. O primeiro gol do União saiu aos 24 minutos, Biteco cobrou falta para a área e Marcio cabeceou livre, no canto para abrir o marcador. Aos 28 minutos o Tupi chegou ao empate. O goleiro do União dominou mal o recuo, Wagnão roubou a bola dele e acabou derrubado pelo próprio goleiro. Na cobrança do pênalti Wagnão marcou o gol, o seu primeiro na competição. Sete minutos mais tarde a defensiva do Tupi falhou e o União, mais uma vez na bola parada chegou ao gol. Numa cobrança de escanteio Léo desviou para o gol, fazendo 2 a 1. A última boa possibilidade do Tupi ainda foi com Wagnão, aos 37 minutos, concluindo por cima. No final, muita festa do União, que voltou a vencer depois de vários jogos acumulando insucessos.
O Tupi do técnico Arilson Costa jogou com: Robinho, Fauth, Dênis, Arthur Machado (Zorro) e Velasque; Jeferson (Léo), Jocenir, Matheus Paulista (Nathan) e Ramiro (Bruno Flores); Guilherme Panambi (Wagnão) e Abu.
Resultados da rodada: Brasil 2 x 1 Gaúcho, Monsoon 0 x 2 Glória, Guarani VA 2 x 0 Lajeadense, São Gabriel 1 x 2 Santa Cruz, Passo Fundo 2 x 3 Veranópolis, Inter SM 1 x 1 Guarany Bagé, Bagé 1 x 0 Pelotas e União 2 x 1 Tupi.