A Secretaria de Logística e Transportes confirmou o cronograma de instalação de pardais em rodovias estaduais do Rio Grande do Sul. Os trabalhos são de responsabilidade da empresa Perkons e começam nesta quinta-feira, 21 de maio. O primeiro equipamento a ser montado fica na ERS-040. Além do pardal, a estrada que liga a Região Metropolitana ao Litoral Norte também vai receber um OCR, que faz a leitura de placas e cruza dados para identificar veículos roubados.
Desde meados de 2019, as estradas gaúchas estão sem monitoramento eletrônico. As demais instalações vão ser realizadas entre esta sexta-feira (22) e o dia 19 de junho (confira a lista abaixo). Os equipamentos devem estar prontos para operar até 27 de junho, com a aferição do Inmetro concluída. O contrato entre o Executivo e a Perkons tem validade de dois anos, renováveis por mais dois. O investimento totalizou R$ 3,9 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.
Nesta etapa, são 16 câmeras e 16 OCRs distribuídos em 68 faixas de tráfego. Um segundo contrato, firmado com a empresa Fiscal Tech prevê a instalação dos mesmos equipamentos nas estradas ERS-135 (Passo Fundo/Erechim), ERS-342 (Ijuí/Cruz Alta), RSC-153 (Passo Fundo/Tio Hugo), RSC-287 (Montenegro/Santa Maria) e ERS-122 (São Vendelino/Farroupilha). A operação deve iniciar em julho. Os investimentos do contrato totalizam R$ 1,9 milhão.