(55) 3538-1799

NO AR

Sabadão da Sucesso

Com Marcelo Hols

Estado

RGE: Clientes da rede baixa tensão terão acréscimo médio de 3,72% nas contas de luz

Publicada em 15/06/2023 às 10:50h

por Jornal do Comércio


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: RGE)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (13), a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da concessionária gaúcha RGE. O efeito médio que será sentido pelo consumidor será uma elevação de 1,10% na conta de luz, sendo que para o cliente residencial (classe B1) o impacto será de 3,13%.

Para as unidades ligadas na baixa tensão (que envolve, além dos residenciais, usuários do meio rural ou pequenos comércios) a elevação será em média de 3,72%. Já para os consumidores de alta tensão (indústria), em média, haverá uma redução de 3,99% nas tarifas. Os novos valores começam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (19).

De acordo com a Aneel, os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão da distribuidora foram os custos com transporte e compra de energia, inclusão dos componentes financeiros apurados no atual processo tarifário e retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário. A Revisão Tarifária Periódica define questões como o custo eficiente da distribuição e as metas de qualidade e de perdas de energia.

A RGE é responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios. A empresa é a maior distribuidora do grupo CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil quilômetros quadrados de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Estado.

No ano passado, a concessionária totalizou investimentos na ampliação, manutenção, melhoria, automação, modernização e reforço do sistema elétrico na ordem de R$ 1,956 bilhão. Já entre 2023 e 2027, a companhia estima um aporte de cerca de R$ 8,36 bilhões em aperfeiçoamentos.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!