Com alta no número de óbitos e casos de influenza, o RS vai ter postos de saúde abertos, neste sábado (13), para o dia Dia D da campanha contra a gripe. Segundo a Secretaria da Saúde, nas primeiras 14 semanas do ano passado, foram 73 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), contra 237 neste ano.
O número de mortes também subiu. Foram 18 óbitos nas 14 primeiras semanas de 2024 e 10 óbitos no mesmo intervalo de datas de 2023. A abertura extraordinária dos postos de saúde é direcionada aos públicos alvo da campanha. São eles:
idosos
crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade)
gestantes
puérperas
Pessoas com comorbidades
Em 2024 a estratégia de vacinação contra a influenza foi antecipada. Neste ano, a campanha começou em 25 de março e vai até 31 de maio.
RS líder de adesão
Apesar de ainda estar longe do alvo esperado, de 90%, o Estado possui hoje a maior adesão à campanha de vacinação contra a gripe no país, com 17% dos grupos prioritários já imunizados.
Após o RS, estão o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte. A média nacional está hoje em 11%. A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos seguintes grupos: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas.