Diuturnamente as rodovias de responsabilidade do 1ºBRBM são monitoradas por radares móveis colocados em locais estratégicos, a partir de estudos técnicos.
Durante as abordagens, as justificativas para as infrações cometidas são as mais variadas, a mais comum é que o condutor está atrasado para chegar ao destino e assim abusam da velocidade para diminuir o tempo de viagem.
É para essas pessoas que uma pesquisa da ABRASPE (Associação Brasileira de Pedestres) relata uma estatística alarmante: O excesso de velocidade contribui para cerca de 30% dos acidentes (e das mortes) nos países desenvolvidos e 50% dos acidentes (e das mortes) nos países em desenvolvimento"
Diante desses dados alarmantes o 1ºBRBM traz algumas imagens de veículos sendo flagrados desrespeitando os limites de velocidade e foram flagrados por aparelhos de medição e autuação utilizados no policiamento rodoviário preventivo e ostensivo. Lembrando que a fiscalização tem finalidade educadora, para que não ocorram acidentes idênticos ou piores aos das fotos abaixo, pois se apenas uma vida for salva o 1º BRBM já terá alcançado seu objetivo.
Fonte: 1º BRBM- Comunicação Social