(55) 3538-1799

NO AR

Modo Avião da Sucesso

fmsucesso.net.br

Policial

Prevenção aos golpes por telefone ou internet ? Estelionato

Por quê muitas pessoas se deixam levar acreditando no pedido para fornecer informações pessoais, bancárias ou até transferência de dinheiro?

Publicada em 15/12/2021 às 07:56h

por MAURO LUIS SIMM DE FAVERI 1º Tenente - Comandante 4º Pelotão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: MAURO LUIS SIMM DE FAVERI 1º Tenente - Comandante 4º Pelotão)

No golpe o estelionatário se disfarça, usa artimanha para enganar outra pessoa. Enquanto a pessoa enganada, fica convencida e passa fazer algo solicitado pelo golpista sem perceber a falsidade. Só descobre mais tarde. Constata-se aumento nos golpes por estelionato no ano de 2021, junto com a continuidade da pandemia do Covid 19, devido ao aumento das relações no meio virtual.

Conforme relato de vítimas nos Boletim de Ocorrências, os tipos mais incidentes de golpes:

1. GOLPE SOLICTANDO DEPÓSITO / TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO:

Muitas vítimas declaram que tiveram o seu telefone celular “clonado”, alguém se fazendo passar pela identidade da vítima, então inicia pedir dinheiro sob alguns pretextos, exemplos ocorridos A e B:

 A) Pedido para pagar aluguel: 

O cobrador golpista envia mensagens aleatórias para qualquer pessoa e fala que trocou de número de telefone, e então solicita que o pagamento do aluguel poderá ser feito na nova conta e agência bancária que ele está informando. Devido o golpista enviar mensagem para muitos telefones, o golpe poderá dar certo em alguns casos, já que muitas pessoas pagam aluguel.

B) Pedido do suposto filho para os pais: 

O golpista através de mensagem de whatsapp com a foto do filho no perfil, se dizendo o filho, envia mensagens para o pai ou mãe, solicitando se poderão emprestar uma quantia em dinheiro, alegando que ficou sem saldo, e que precisará do valor com urgência, por poucos dias para resolver um compromisso. Os pais acreditando fazem a transferência. 

2. GOLPE DO DEPÓSITO DE ENVELOPE SEM DINHEIRO:

  Muitos negócios de vendas de automóveis ou quaisquer objetos, normalmente quando vendedor e comprar residem em cidades distantes, acontecem com pagamentos por transferências bancárias. Ocorre que alguns optam por pagar com envelopes, cuja compensação não será no ato do depósito. Nesse caso, mesmo que o comprador-pagador apresente o comprovante bancário do depósito por envelope, não é garantido que o valor existe no envelope para se confirmar o pagamento. 

Em alguns golpes relatados por vítimas, havia uma terceira pessoa atuando junto com o comprador, a qual seria o responsável pelo pagamento sem comparecer no local do negócio (não olhava, nem retirava o veículo, somente se comprometia em pagar por envelope para quitar uma dívida com a pessoa que comparece no local do negócio e retira o veículo). 

   O vendedor ao receber um comprovante do depósito por envelope, de forma enganada normalmente faz a transferência documental do veículo ou entrega, envia pelo correio o material vendido, sendo que após poderá se deparar com o golpe, por falta de dinheiro no envelope depositado.

QUAL A MELHOR PREVENÇÃO:

A maior proteção não é a instalação de antivírus. É a sua desconfiança, o estado de alerta quando alguém por telefone, mensagem, e-mail, por exemplo, solicita confirmação de dados ou dinheiro. 

Normalmente os bancos não fazem solicitações de dados por mensagens de telefone ou e-mail. Em casos de dúvidas, melhor é entrar em contato com outro meio no banco ou pelo telefone oficial, para se certificar se está sendo solicitado algo.  

COMO CONFIRMAR A VERACIDADE SOBRE O QUE ESTÁ SENDO SOLICITADO:

Não se trata de recursos tecnológicos, mas da postura de examinar e conferir a veracidade, mesmo quando presente o sentimento solidário de ajudar filho, amigo ou parente, ou a boa-fé e honestidade das pessoas, fazem presumir que as outras pessoas, são realmente quem falam, sugerimos fazer a conferência. Pode ser telefonando ou outra forma segura: 

1. Regra nº 1: Todo pedido de dinheiro, seja depósito ou empréstimo, ALERTA. Conferir sempre;

2. Regra nº 2: Toda mensagem dizendo que trocou o número de telefone, deve-se atentar ao conteúdo e das próximas mensagens;

3. Regra nº 3: Se realizará venda para receber depósito, verifique no seu banco o funcionamento;

4. Recebe-se e-mails com arquivo anexado, se dizendo de banco ou até de outro banco que não temos conta bancária. Logo, devemos conferir a URL (endereço virtual da página da internet). Atentar para não clicar em arquivos duvidosos, estes podem ser falsos e subtrair informações importantes;

5. Sabemos que nos telefones podem ser instalados aplicativos espiões, logo, devemos saber onde está o aparelho ou configurar senhas. Se suspeitar poderá fazer restauração de fábrica;

IMPORTANTE:

6. As redes sociais em geral, dependendo como está configurado, deixa visível a todos, nomes das pessoas, idades, fotografias de familiares e os números dos telefones. Isso permite ser utilizado indevidamente, por exemplo usar fotografias em outra linha para se passar por aquela pessoa. 

Logo, deve-se conferir se alguém que se comunicou, seja telefone, mensagem, áudio ou vídeo, se confere com o número da pessoa que alega ser. Pois ao contrário, estará se passando como se fosse um telefone “clonado”. 

Ainda, devido existir esses pontos vulneráveis, devemos em muitos casos fazer a conferência, e não deixar que o sentimento solidário de ajuda possa tornar um grande transtorno e prejuízo. 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!